Nosso trabalho pedagógico é baseado no atendimento individualizado, pois compreendemos as diferenças e necessidades de cada criança. Respeitando o estágio de desenvolvimento de cada uma é possível começar desde cedo a colocá-la diante de situações que exijam reflexão e tomada de posição, estimulando seu senso crítico e auxiliando sua formação escolar e social.

Abrange do 1° ao 9° ano, tem como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético, tendo em vista uma formação ampla. Faz parte dessa longa etapa a construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais e intermediando o contato do aluno com o objeto de conhecimento.

Oferecemos a opção de Período Integral, no qual o aluno permanece um turno em sala de aula e no turno oposto realiza atividades diferenciadas, acompanhado por professoras e auxiliares capacitadas.
Neste contra turno o aluno tem auxílio para fazer as atividades de casa, tem momentos específicos para as refeições e também momento para brincar e interagir com os colegas.
É o complemento do ensino e a certeza de que seu filho (a) está em segurança.A escola dispõe de Período Integral para alunos do Grupo 2 ao 5 º ano.

NATAÇÃO  é um esporte que melhora a força, tonifica os músculos e trabalha todo o corpo, estimula as articulações e ligamentos e ajuda no controle de peso e na queima da gordura. Está disponível para a Educação Infantil e Fundamental 1 no mesmo turno da aula, para o Fundamental 2 no contra turno. Duas vezes na semana sempre às manhãs para todas as turmas.

LÍNGUA INGLESA  é imprescindível nos dias atuais, pois a globalização faz com que se torne algo fundamental. O inglês é a língua internacional, a língua dos estudos, das viagens, dos negócios, a língua da comunicação com todo o mundo. Por isso mesmo todos os alunos têm aulas semanais no mesmo turno e dentro da carga horária com atividades, projetos e avaliações do aprendizado.

BALLET exercícios que trabalham fundamentalmente a postura e a consciência corporal, desenvolvendo na criança habilidades motoras e cognitivas. A associação entre movimentos físicos e música desenvolvem na criança o ritmo, contribuindo para desenvolver a memória e a consciência sensorial. Oferecido para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I, no turno oposto ao da aula, duas vezes na semana.

KARATÊ é uma arte marcial japonesa desenvolvida a partir da arte marcial indígena de Okinawa sob influência da arte da guerra chinesa, que ajuda as crianças a se manterem em forma, bem como a entenderem melhor princípios como disciplina, respeito e paz interior. Fornecido para a Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 e 2, no turno oposto ao da aula, duas vezes na semana.

OFICINA DE LEITURA experimentada através de várias atividades teóricas e práticas ao longo do ano apresentando e ensinando a identificar os gêneros textuais. Cada série trabalha com seus projetos específicos adequados aos níveis de interpretação e expressão linguística do aluno.

AULAS DE CAMPO são didáticas práticas e elucidativas através do contato com o mundo e a sociedade em circunstâncias reais vivenciadas no dia a dia. Estas acontecem com uma frequência, diversidade de ambientes e organização prévia, ideais para tornar as aulas interessantes, porém sem perder de vista o objetivo: aprendizado.

INFORMÁTICA fundamental para todos que compreendem a rapidez e a praticidade que a tecnologia empresta à transmissão do saber e para os alunos que estão cada vez mais ávidos pelo conhecimento. Oferecido a partir do 1º ano do Fundamental 1 com aulas semanais no mesmo turno e dentro da carga horária com atividades, projetos e avaliações do aprendizado.

EDUCAÇÃO FÍSICA entende-se como uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, capacitando-o para usufruir os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida. Compõe a carga horária de todas as séries no mesmo turno e com atividades, projetos e avaliações do aprendizado.

PROJETOS INTERDISCIPLINARES  esse tipo de abordagem ajuda a organizar os conhecimentos, incentiva pesquisas e ajuda a estabelecer uma relação entre os saberes das diversas áreas. O ano letivo geralmente é composto por três projetos temáticos alinhados aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Além disso temos o evento principal que é a Feira de Conhecimentos Anual da Escola Lopes de Assis, na qual participam toda a comunidade escolar e convidados.